Vai encarar?
Cama de gato
Saúde Animal
O gato acima, sem nome, apareceu aqui em casa vindo pelos telhados, cheio de feridas nas patas, cauda, parte do corpo e nariz. Foi acuado pelos cachorros e pulou mais que saci (saci pula?). Felizmente não arranhou nem mordeu nenhum dos animais já que desse modo poderia haver contaminação. A descrição de sua doença segue abaixo. Ele está de quarentena há pelo menos dois meses e suas feridas sararam. Resta apenas uma mancha no nariz e um pequeno inchaço. Deve permanecer engaiolado mais um ou dois meses.
O texto a seguir foi retirado do site Saúde Animal.
As chamadas Micoses gomosas são infeções de natureza fúngica, produtoras de gomas, isto é, tumores que evoluem para supuração e ulceração. Na maioria das vezes ocorre primeiro na pele uma lesão chamada primária, seguida por linfangite nodular. Na prática tanto médica como médico-veterinária, quase sempre uma micose gomosa ou úlcero-gomosa é sinônimo de esporotricose. No entanto, outros cogumelos podem também determinar micoses gomosas, porém o cogumelo do gênero Sporotrichum em 95 % dos casos é o agente causal.
O túnel do tempo
Lindíssimo! Arrastre brincando na tela plástica
O Arrastadinho chegou muito novo, com atrofia nas patas traseiras. Quem o vê pergunta se ele foi atropelado. No início ele mal se aguentava nas pernas, não andava. Sua garantia eram as patas dianteiras. "Arrastadinho" foi seu primeiro nome, logo abreviado para Arrastre. Ele sempre foi assustado e se locomove com muita rapidez. E como suas patas não aguentam ele cai mas nem por isso diminui o ritmo. Vai se arrastando. O quintal tem uma pavimentação áspera e suas patas traseiras ficavam em carne viva.
Seu destino seria um abrigo de animais, mas como, ao fazer suas necessidades, devido à fraqueza das pernas ele acabava caindo sobre as fezes e sobre a urina, resolvemos que ele ficaria conosco. Hoje ele superou esse deficiência e parece feliz embora viva isolado; não procura os outros gatos. Seria complexo de inferioridade?